Granizado de limão e erva-cidreira


Ora vamos lá festejar o calor que chegou em força (pelo menos por hoje) Se há coisa que eu gosto no verão são granizados, acho que já não é novidade para ninguém, por isso aqui vai o meu primeiro do ano.

Em meados de abril, deram-me um raminho de erva-cidreira fresca, o tempo ainda não estava grande coisa mas na altura fiz uma limonada para o almoço, como era muita para nós os dois acabou por sobrar e decidi congelar numas cuvetes, para mais tarde fazer um granizado.


Ora aqui está ele, fica um granizado bem fresco e a combinação com o limão e a erva-cidreira é fantástica.

Se não tiverem erva-cidreira acho que hortelã ou manjerição também ficará uma maravilha.


Ingredientes 
1 limão
500ml água
2 talos de erva-cidreira fresca (15 folhinhas)
3 colheres de sopa de agave (podem usar outro tipo de adoçante ou até mesmo açúcar)

Para esta receita necessitam de 1 cuvete para 12 cubos de gelo com tampa.

Numa liquidificadora ou robot de cozinha, coloque o limão cortado em 3 (casca incluída), a erva-cidreira e pressione no botão do turbo umas 5 vezes. Adicione a água e pique tudo durante 1 minuto, coe a limonada e coloque numa jarra. Adoce com o que mais gostar, eu usei agave mas pode colocar açúcar ou mel.

Se quiser podem beber já assim e bebem uma bela limonada, caso contrario coloquem o liquido numa cuvete e leve ao congelador pelo menos umas 4 horas.



Antes de servir, retire as cuvete numa liquidificadora ou robot de cozinha e pique tudo até ficar (neve) como na imagem, sirva com mais um fiozinho de agave por cima e deixem o gelo derreter no copo que é tão bom.

Hmmm que já feiras a férias de verão.


13 comentários:

  1. um granizado se faz favor para a mesa 3 :))
    que maravilha!

    ResponderEliminar
  2. este granizado e um guarda-sol e não faço mais nada hoje :))
    que maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Perfeito para os dias quentes e com sabores que me agradam
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  4. Tal como tu, também adoro granizados e este deve ser uma explosão de frescura. Costumo ter sempre fruta e ervas congeladas à espera dos dias mais quentes para preparar delicias como esta.
    Com este calor, vinha mesmo a calhar. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. que tábuas e fundos são esses menina marmita? adoroooooo :)
    e um granizado agora é que era :) com este calor não me apetece mais nada :) beijooo

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de granizados, bem simples e bem frescos, daqueles que dá para fazer um "brain freeze"!
    E gosto mais ainda das fotos :) com limonete tb deve ficar bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Adoro granizados e a cor das tuas fotos!! Limão e erva-cidreira parece-me uma combinação excelente!

    ResponderEliminar
  8. Acho que não temos erva cidreira aqui, mas vou experimentar com menta! Parece tão refrescante :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que delicia e as fotos hummm, sempre maravilhosas!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha!! Tenho aqui um para fazer há já algum tempo. Beijocas (as imagens como sempre lindas....)

    ResponderEliminar
  11. Adorei esta sugestão. No quintal dos meus pais há imensa cidreira, mas costumamos usar só em chá. O Verão começou torto, mas ainda hão-de vir muitos dias para desfrutar de granizados assim :)
    Também gostei do salmorejo, tenho de me aventurar pelas sopas frias.
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar