Gelados de ruibarbo e morango


Parece que é desta que o verão chegou ao centro do país, o calor aperta e a vontade de comer gelados é já diária, apesar de eu ser menina de os comer quase durante todo o ano.

Provei ruibarbo pela primeira vez o ano passado, pelas mãos da autora deste blog. Na altura ia de férias congelei, depois para o gastar levei imenso tempo porque já sabia que dificilmente ia ter a sorte de encontrar outro à venda. Sou daquelas pessoas que guarda o melhor da refeição para fim, ou quando tem algo novo, prova e logo a seguir fica com uns remorsos de já ter aberto a embalagem, esta sou eu!

Este ano, já não tinha o ruibarbo biológico oferecido pela Naida, mas plantei umas sementes por volta do mês de maio num micro vaso na minha varanda. Acreditam que deu, ainda dizem que a margem sul é o deserto. 

Saíram daqui uns belos talos, vejam no instagram. Congelei, porque ia estar fora na semana que os apanhei, ganhei coragem e lá saíram estes gelados, (ainda tenho mais uns talos congelados para matar saudades no inverno).



Vamos lá festejar a vinda do calor e o belo mês de agosto que está à porta.

Boas férias, para quem via, já foi ou ainda irá.

Ingredientes: (10 gelados)
100g de morangos (pesei congelados)
100g de ruibarbo (pesei congelado)
300 ml de água
3 colheres de sopa de xarope de beterraba (ou outro tipo de adoçante/açúcar a gosto)

Para esta receita necessita de uma forma para os gelados.

Normalmente, tenho sempre fruta no congelador para o ano todo, neste caso foi mesmo retirar a fruta do congelador e meter na bimby.

Coloquem na bimby/liquidificadora, o ruibarbo com os morangos e cliquem umas 7 vezes no botão turbo e depois passem tudo bem numa velocidade alta. Levem ao lume até os morangos e o ruibarbo ficarem em liquido e evaporem um pouco da água do congelador.


Retirem do lume e deixem arrefecer. Juntem a água e levem novamente à liquidificadora, passem bem até o liquido se envolver ao "doce rápido". Adicionem o xarope de beterraba, mel ou outro adoçante ao vosso gosto e coem o sumo para que não deixem passar nenhuma semente ou fio indesejado.

Deitem o sumo nas formas e levem pelo menos 4 horas ao congelador.


Fica um gelado super fresco, os meus sobrinhos aprovaram :)

14 comentários:

  1. lindos!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Xarope de beterraba? Tens q me contar tudo, desconheço por completo. Update me Marmita :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei ruibardo...mas qualquer coisa com morango fica bem :D
    Vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos! Adorei a cor...disseste bem: o Verão chegou ao centro dopaís...ao litoral ainda não. :(
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Super apetitosos, fiquei mesmo com vontade de fazer :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Chegou o calor e só apetecem gelados! Bem frescos!
    E que bom que é apanhar o ruibarbo que plantamos, fica perfeito com morangos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Está com um ótimo aspto. Ainda não experimentei ruibarbo, ainda não vi há venda.
    Pode dizer-me onde comprou essas formas para gelados.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, olha aqui estão eles :) http://www.amazon.com/gp/product/B0002IBJOG/ref=oh_details_o00_s00_i00?ie=UTF8&psc=1

      beijo

      Eliminar
  8. Marmitinha :) ontem vi estes geladinhos na face mas só agora vi que são de ruibarbo e morango....Yammy!
    Também pensei num sorvete desta combinação...já congelei ruibarbo e tudo.
    Toda a gente quer ruibarbo... temos de começar a vender hehe!
    As fotos estão demais....como sempre!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  9. Essa menina, desse blogue é a rainha dos ruibarbos! eheheh quando eu tiver a minha horta vou cravar-lhe umas sementes. LOL
    Mas para já, só te posso dizer que é um crime esta receita... porque me apetece imenso e não posso comer. Dizem que não se pode comer ruibarbo na gravidez e tu apresentas-me isto... acho que vou cortar relações contigo. :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. marmitaaaaa minha :) ainda não tinha comentado, que falha a minha ;P mas já tinha visto estes geladinhos :) já fiz gelado de ruibarbo no ano passado e amei :) tenho de fazer estes agora com o calor (?) mas nas minhas formas, mt menos fashion LOL beijinhos miles*

    ResponderEliminar
  11. Uma pessoa passa umas semanas sem ver as novidades e quando volta apanha uma overdose de coisas lindas! Adoro ruibarbo. É muito nostálgico para mim comer algo com este ingrediente (um dia explico...)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Adoro ruibarbo e adorei este gelado desde o dia que o publicaste e para ser franca, até achava que já o tinha comentado, mas não...
    Combinação fabulosa e que bom que a tua colheita rendeu, pois assim já podes ter o ruibarbo sempre à mão e disponível.
    Bjs,
    Lia.

    ResponderEliminar