Creme de espinafres e gengibre





Sinto que este ano o verão passou-nos ao lado, ontem em Lisboa choveu como num mês de Abril. Mas acreditem que eu até acho uma certa piada este clima tropical. Quando cheguei de férias, tinha as minhas ervas aromáticas meias murchas, esta chuva parece que lhes deu uma nova vida, ainda ontem reparei que estão a crescer cada vez mais. Como diz a minha mãe, o mal de uns é o bem dos outros.

Hoje, trago um creme muito leve que é óptimo para dias assim, que chovem e fazem sol. Tinha comprado uma broa de milho, que acabou por ficar uns dias a mais cá por casa e decidi fazer uns croutons com manjericão e alho e finalizei com um queijo que trouxe das férias para ficar mais cremoso.



Espero que esta semana traga uns raios de sol para alegrar a maioria, caso não aconteça, as minhas ervas aromáticas agradecem.

Ingredientes: 6 pessoas
200g de batata
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
1/3 de um talo de aipo fresco
100g de folhas de espinafres
2 colheres de chá de gengibre
azeite q.b.
sal q.b.
4 fatias de broa de milho
5 folhas de manjericão fresco
1 colher de sopa por tigela de queijo Caillé de Brebis (ou queijo fresco)

Numa panela ou na bimby coloque, a cebola, os dentes de alho, o aipo, um fio de azeite e deixe refogar por uns minutos de seguida, adicione as batatas cortadas em cubos, a cenoura, os espinafres e cubra com água. Deixe levantar fervura e cozer bem os alimentos, e só então, adicione o sal, o gengibre (eu usei gengibre seco - porque se aguenta muito bem em casa, pode usar em pó que faz o mesmo efeito. Caso use o gengibre fresco, tenha cuidado que é um pouco mais forte).


Enquanto o creme coze, parta as fatias da broa de milho em pedaços pequenos, e leve ao lume com um fio de azeite, 1 dente de alho partido em pedaços pequenos e as folhas do manjericão frescas e partidas. Deixe saltear e absorver bem o sabor do majericão e do alho. Reserve até servir o creme.


Depois dos legumes cozidos, passe tudo muito bem até ficar um creme aveludado, coloque um fio de azeite e rectifique os temperos, leve mais 5 minutos ao lume e desligue.


Sirva a sopa com os croutons e o queijo, o queijo que eu usei é um queijo fresco de ovelha muito cremoso cremoso, que pode ser substituído por um qualquer queijo fresco/cremoso a gosto.


15 comentários:

  1. que bela sopinha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. As mãos do Marmito são muito fotogênicas e ultimamente tem tido muito trabalho como modelo :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que ainda não tinha visto o novo look da casa e tenho a dizer que ADORO. Simples mas ainda assim com um toque extra especial. Acho que faltava e adorei o resultado.
    E quanto ao creme, parece-me algo a experimentar também.
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Fotos lindas... como sempre!
    Essa marmita boa!!!

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha este creme :) Deve ficar tão bom com o gengibre!
    Adoro o queijo!
    E os croutons? Fantásticos com alho e manjericão! Uma boa maneira de aproveitar a broa de milho, que é tão boa!
    As fotografias estão perfeitas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ai Marmita....deixas-me sempre com fome :)
    As tuas sopas são sempre tão deliciosas e aconchegantes...! Adorei a broa a acompanhar e as fotos.
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  7. Um creme de conforto, para um dia como o de hoje. Adorei esses croutons, e as fotos :) lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Timming perfeito :D chove e a marmita põe uma sopinha de bradar aos céus :) não sei se sabes mas aqui na minha terra há das melhores broas do país (ah pois é :P tens de me visitar para provares e veres que estou certa :) beijinhos
    p.s esta sopa só ficou assim boa porque tiveste companhia a fazê-la, aposto :P

    ResponderEliminar
  9. Que bela sopinha Sandra! Hoje aqui pelos "Algarves" também choveu de manhã, como chove em Fevereiro ou Março! A tua sopinha é mesmo de conforto!
    Adorei as fotos :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Adoro sopas Sandra e esta cor verde e tão vibrante, até dá vontade de enfiar a colher e comê-la bem quentinha.
    Os croutons, com broa de milho, são algo de magnífico e toda a combinação é perfeita, deliciosa e harmoniosa.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Ah, gosto tanto destes sabores... e já fiquei a babar para essa broa!
    Trocava de bom grado um pouco deste sol por umas gotinhas dessa chuva ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. As fotos uma maravilha....daquelas que nos deixa a olhar com olhos de ver!!!....a sopa é "algo" que adoro e tenho sempre.....a tua está com um aspeto divinal...ah e também adoro broa, a seguir ao pão alentejano :)
    Beijinho
    http://www.anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que belo creme! Fiquei fã desses croutons de broa! As fotos estão maravilhosas...

    ResponderEliminar
  14. Fiquei presa nos croutons de broa de milho. Vou ter de fazê-los em breve, que delícia!!

    ResponderEliminar