Sopa de milho e camarão (Chinesa)


Tenho a sorte de trabalhar numa zona de Lisboa com vários restaurantes de diferentes países, costumo ir pelo menos no mínimo uma vez por mês a um chinês fantástico, que faz uma sopa destas maravilhosa. A primeira vez que lá fui estava muito receptiva em provar uma sopa num chinês, confesso que imaginei logo uma sopa muito condimentada, mas pelo contrario, fiquei maravilhada com a simplicidade e o sabor desta sopa, com um caldo super claro e um sabor fresco. Desde então e mesmo já provando todas as outras sopas que eles têm na ementa, esta é a que mais me cativa. 

Olhando à primeira vista, pensei que não seria muito complexa para reproduzir em casa, mas preocupava-me a questão de incorporar o ovo e atingir a viscosidade do caldo. Bastou navegar um pouco pelo Youtube para perceber a técnica. O sabor ficou muito semelhante à original, se bem que eles usam coentros para aromatizar e eu como não tinha usei tomilho, mas de resto ficou mesmo muito parecida. 



Aqui vai a receita para quem como eu gosta da sopa de milho e camarão do Hong Kong Grande Palácio da Almirante Reis, se tiverem saudades podem tentar reproduzir em casa.

E um agradecimento muito especial à Le creuset por mais uma panela bem bonita.

Ingredientes: 6 pessoas
500ml de caldo de legumes
1 litro de água
300g de milho doce cozido
3 ovos batidos
120g (20 unid.) de camarão
1 colher de sopa de farinha de milho
tomilho limão q.b.
sal q.b.

Comece por fazer o caldo. Que depende um pouco do tempo e gosto de cada um. Podem fazem um caldo especialmente para a sopa de camarão ou legumes. Podem usar um caldo knorr se gostarem e não sem grande tempo a perder. Ou então, podem fazer como eu fiz: Fiz um creme de brócolos que era para o jantar, com um pouco de água a mais e antes de triturar o creme retirei os 500ml para usar na sopa chinesa. (no caldo usei, 1 cenoura, 2 batatas pequenas, 1 cabeça de brócolos, 1 chalota, 1 dente de alho, 1/3 de talo de aipo, sal q.b. e 2 folhas de manjericão fresco.

Coloque ao lume 1 litro de água, mais os 500ml de caldo e deixe levantar fervura. Adicione o milho e deixe ferver durante 5 minutos, no meio da cozedura coloque numa pequena tigela a farinha de milho juntamente 5 colheres de caldo a ferver (que pode retirar da própria sopa), mexa tudo muito bem até ficar diluído e junte à sopa.


Se notar que a sopa está a fazer uma espuma à superfície, retire a mesma com uma colher e pode adicionar os camarões, previamente descascados e deixe uns 2 minutos ou até os camarões estarem cozidos, tempere com o sal e retire do lume.

Ainda com a panela bem quente, faça como a imagem, adicione suavemente a fio o ovo batido e mexa com uma vara de arames.


Sirva com tomilho fresco ou outra erva aromática a gosto.

Bom apetite.





7 comentários:

  1. Que aspeto absolutamente delicioso! Fiquei com imensa vontade de provar essa sopa confesso :D
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Deve ser mesmo muito boa! Fiquei com vontade de a fazer para o jantar. Ando com umas saudades de comida chinesa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tem um óptimo aspecto :) Adoro a louça também!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este tipo de sopas não é a minha cena... Mas já essa linda panela 😁

    ResponderEliminar
  5. que bom aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que panela mais linda Sandra :)))!
    Amei esta sopa. Não sou muito dada a comida chinesa, especialmente em restaurantes (em casa é outra música), mas as sopas deles é algo que de facto adoro e esta tua sopa está mesmo igual à que eu costumava comer quando ia a restaurantes chineses e até parece saída de um verdadeiro restaurante chinês. Linda e apetitosa que ficou!!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Já experimentei fazer para o meu namorado e ficou boa, embora não tenha conseguido atingir a consistência pretendida. para a próxima fica melhor :)

    Blog Soft Fashion Facebook Instagram

    ResponderEliminar