Maçã assada com frutos vermelhos

Maçã assada é provavelmente a sobremesa que mais me remete à infância, bastava haver um pouco mais de maçãs na fruteira que a minha mãe ia logo fazer maçãs assadas fosse verão ou inverno esta foi provavelmente a sobremesa mais feita em nossa casa. Eu confesso que nunca fui muito fã, preferia muito mais maçã ao natural do que assada mas há pouco tempo apercebi-me há quantos anos não comia uma. Já não vivo em casa dos meus pais há mais de 13 anos. Quando nos mudamos para a nossa casa existem sempre aquelas coisas que deixamos de comer porque não gostamos, depois há as outras que dão muito trabalho e mais vale ir lá comer para matar as saudades e por fim, as outras que caem no esquecimento, que foi o caso das maçãs assadas. Há dias a minha mãe almoçou em minha casa e lembrei-me de lhe fazer umas maçãs assadas, disse-lhe que ia meter frutos vermelhos e um mel de cana muito bom que tinha comprado. Ela aprovou e até ajudou na sessão fotográfica da receita.Aproveitámos o forno estar ligado para um empadão de farinheira, e foi só encaixar lá estas maçãs. Eu acompanhei com um pouco de iogurte grego mas a minha mãe comeu mesmo assim, disse que eram modernices a mais para ela.

Uma boa semana para todos.


Ingredientes: (3 pessoas)
3 maçãs golden
3 paus de canela
3 colheres de sopa de mel de cana
100g de framboesas
90g de mirtilos

Pré-aqueça o forno a 200º

Num tabuleiro de ir ao forno, deite um fio de mel na base. Retire o caroço à maçã, e coloque sobre o mel, no buraco do caroço enfie as framboesas alternadas com os mirtilos, sem grande preocupação em esmagar, antes pelo contrario, com ajuda do dedo esmague os frutos vermelhos para caberem todos os frutos, regue com o mel, dentro e fora do buraco da maçã e espete o pau de canela no buraco.

Leve ao forno durante 32/30 minutos, retire quando as maçãs ficarem bem douradas e cozidas. 

Acompanhe com uma colher de iogurte grego se gostar.










6 comentários:

  1. Ohhh Sandra,
    Coisa mais linda, ter a mãe a almoçar e ainda por cima a ajudar na sessão fotográfica!!!
    A minha mãe nem iria na conversa de ajudar na sessão fotográfica. Diria logo: "Deixa-te cá dessas m***** e vamos mas é comer", lol!!!
    Empadão de farinheira??? Li bem??? Falas em empadão de farinheira e publicas maçãs??? OK!! Já sei... é castigo, lol!!
    Olha, brincadeiras à parte, adoro maçãs assadas e não faço tantas vezes como gostaria, pois não me lembro de as fazer, mas sim, são uma solução mais saudável e deliciosa para sobremesa.
    Adorei os ingredientes, as fotos e as mãos da tua querida mãe.
    Beijinhos ás duas e um especial para o fofinho mais novo da casa,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. que fotos maravilhosas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O cheirinho de maçãs assadas (reineta normalmente) pela casa, são das melhores recordações que tenho dos lanches em casa dos meus pais. Ao lado do leite creme, servido nos pratinhos verdes, não me esqueço, as maçãs faziam também parte de muitos lanches de fim de semana. O cheirinho pela casa da canela com o doce da maçã... oh vida que passa tão rápido!!!
    A minha mãe entrem-se a tirar os meus props da mesa para arrumar! Volta e meia fico sem os medelitos (risos). Um dia insiro-a nas fotos. Tem mãos de pianista, vai ficar linda.
    Beijinhos para aí, marmita, marmito e marmitinho :-)
    C

    ResponderEliminar
  4. as mãos da tua mães :)
    em casa da minha avó também aproveitamos muitas vezes o forno para assar maçãs (adoro adoro adoro) mas é impressão minha ou falaste em empadão de farinheira, hmm? beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que linda e apetitosa ficou a maçã. Muito bom. Mnham... :)
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Delicious!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar