Bolo de curgete com avelãs e chocolate


Tinha esta receita marcada no livro da Isabel algum tempo, sempre tive muita curiosidade em experimentar bolos com legumes, já tinha provado um de agrião e adorei mas confesso que deste ainda gostei mais, a ligação das avelãs entre o chocolate é simplesmente perfeita e a curgete dá uma textura fantástica.

Ultimamente cá em casa tenho tido muitas visitas para ver o bebé, eu gosto sempre de as receber com um bolinho. Este já o fiz duas vezes e provavelmente continuarei a fazer porque se há coisa que eu gosto é de receitas que dão certo à primeira. 

Lembro-me de quando vivia na casa dos meus pais eles tinham um forno a gás terrível e não existia receita que de lá sobrevivesse, ou dava o vento e só cozia de um lado, ou ficava todo torrado por cima e cru por dentro. Era uma verdadeira dor de cabeça! No que toca a bolos prefiro os fazer mil vezes num forno eléctrico, mas pão sabe mil vezes melhor em fornos a lenha e infelizmente já é tão difícil encontrar padarias com fornos a lenha.

Deixo-vos a receita e o desejo de uma boa semana para todos.



Ingredientes: (8 pessoas)
300g de farinha com fermento
250g de açúcar amarelo
125g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
4 ovos
215 de courgette com casca
100g de chocolate 70% de cacau (usei chocolate de caramelo)
raspa e sumo de 1 laranja (eu não tinha em casa e usei as semente de 1 vagem e 1 colher de sopa de extracto de baunilha caseiro)
100g de avelãs
sal q.b.

Pré-aqueça o forno a 190 ºC.

Rale a courgette e deixe escorrer uns minutos.

Bata a manteiga com o açúcar e adicione os ovos um a um, batendo bem. Junte o chocolate picado grosseiramente, o sal, a courgette ralada e ligeiramente espremida, as sementes da vagem e o extracto de baunilha e mexa. Adicione a farinha e envolva.

Pique as avelãs, junte metade à massa e reserve a outra metade.






Coloque o preparado numa forma forrada com papel vegetal untado com manteiga (eu untei com spray para bolos). Em cima da massa, disponha as restantes avelãs cortadas ao meio.

Leve ao forno a 190 ºC, durante 35 minutos. Antes de retirar, verifique a cozedura com um palito.

Deixe arrefecer, desenforme e sirva.




9 comentários:

  1. Eu por aqui fiquei a babar com a beleza deste bolo.
    Espero que esteja a correr tudo bem contigo e com o bebé :)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Também tenho esta receita de lado para experimentar,....tem tão bom aspecto.
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Bem crocante. Que delicia :)
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/2016/03/bolo-pascal.html

    ResponderEliminar
  4. Bolos com curgete...adoro. Este tem um aspecto divinal.

    ResponderEliminar
  5. Este bolo está com um aspecto bem guloso. Adoro colocar courgette nos bolos em substituição da gordura, ficam bem húmidos :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolos com courgette :) Acho que ficam com uma textura maravilhosa!
    Este teu está com um aspecto fantástico :) Avelãs e chocolate, uma combinação óptima!
    Os convidados saem daí com um sorriso pela fatia e pelo bebé :)
    Espero que tudo esteja a correr bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou lindo!
    Gosto da consistência dos bolos com courgette, mas já algum tempo que não faço nenhum. Depois de ver esta delícia, fiquei com vontade :)
    Beijinhos
    Ana C.
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  8. Que bonito! Adoro bolos com courgette! Ficam húmidos como eu gosto. Vou ter que esperar mais um par de meses na esperança de voltar a trincar uma coisa assim!!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela partilha. Experimentei e ficou ótimo! E é fácil de fazer:-)
    Beijinho

    ResponderEliminar