Penne com pimento D'espelette


Sei que não tenho vindo até aqui mas não é por falta vontade. Não ajudou andar em mudanças de computador, aliás atrasou tudo! Para ajudar o blogspot acabou com a aplicação para telemóveis que me dava um jeito enorme, era onde passava as receitas a limpo nos transportes até ao trabalho e escrevia as publicações! Mas pronto, aqui estou eu a escrever no bloco de notas do telemóvel para mais logo à noite fazer um copy paste! Mas era mesmo só para avisar que estou viva, bem de saúde e com o mesmo apetite de sempre. O meu mais novo rouba-me o tempo todo, mas não me importo nada, pois em termos de apetite ele também é do tipo Anthony Bordain "hungry for more" ;)

Hoje trago uma pasta caliente, acho que já sabem da minha adoração por tudo o que leva piment D'espelette. Para quem não sabe, o pimento D'espelette é um pimento vermelho mais pequeno que os nossos, mas ligeiramente mais picante, mas nada que se compare a uma malagueta, claro!
O ano passado tive o prazer de visitar a pequena vila de D'espelette no sul de França e ver os pimentos todos a secar junto às janelas para depois virarem a especiaria que tanto adoro, muito bonita esta pequena vila, lá comprei algumas das iguarias que uso nesta receita. No entanto, todos os ingredientes que usei acabados em D'espelette podem ser substituídos pelo nosso pimento normal vermelho, pasta de pimento e etc... Eu já fiz pasta deste tipo com pimento normal e ficou muito boa.

Por isso aqui vai a minha receita, com cheiro e "calor" a férias! 

Uma boa semana para todos! Prometo tentar vir aqui mais vezes.


. Receita para 2 pessoas .

Ingredientes:
250g de penne (cozer em agua aromatizada com um fio de azeite e sal e 2 ramas de tomilho)
2 colheres de sopa de azeite
2 cebolinhas
2 dentes de alho
2 pimentos D'espelette
1 colher de sobremesa se mostarda de pimento D'espelette
6 pimentos de conserva D'espelette
2 pimentos de espelette frescos
1 colher de sobremesa de purê de pimento de D'espelette
2 colheres de sobremesa de geleia de D'espelette
4 conchas da aguda da cozedura da massa

Comece por cozer a massa al dente, com 1 fio de azeite, sal e 2 ramos de tomilho.

Durante a cozedura da massa, numa wok coloque um fio de azeite, as cebolinhas, os dentes de alho e deixe alourar uns minutos. Junte os pimentos frescos e de conversa e aloure mais uns minutos. Junte o purê, a geleira e pouco a pouco deixe apurar, juntando a água da cozedura caso sinta que está a ficar seco demais. Depois de cozinhado, retire e pique tudo numa liquidificadora até ficar um purê bem homogêneo.

Retire da liquidificadora e leve novamente ao lume na wok, junte a massa e saltei durante uns 3 minutos.

Sirva com umas rodelas de pimento fresco e caso goste umas lascas de parmesão.


3 comentários:

  1. Está com um aspecto maravilhoso a massa :)
    Imagino essa vila, deve ser encantadora! Uma receita bem quente que sabe mesmo a férias!
    Adoro as fotos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Mmm que bom aspecto essa massa, vou guardar a receita.
    Ana🌹💋
    Http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Excelente sugestão Sandra.
    Tivesse eu acesso a todas essas variantes da Espelette e esta massa já estava a ser confeccionada aqui em casa...
    Amei estas fotos e cores vibrantes, não fosse eu uma pasta lover, e vermelho a cor do amor e do sangue caliente e a minha cor...
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar